terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

160 bilhões de planetas alienígenas só na Via Láctea


Agora multiplicando 160 bilhões de planetas por meros aproximadamente 10 bilhões de galaxias existentes no universo visível = 1600 bilhões de planetas alienígenas.

Editora Globo
  Uma pesquisa feita por astrônomos do  Instituto de Astrofísica de Paris mostra que, em média, cada estrela da Via Láctea é orbitada por 1,6 planetas. Em outras palavras – existem cerca de 160 bilhões de planetas alienígenas (que ficam fora do Sistema Solar) em nossa galáxia.
Instituto de Astrofísica de Paris (L'Institut d'Astrophysique de Paris)
 Este número é uma estimativa gerada por computador já que, oficialmente, conhecemos apenas cerca de700 planetas alienígenas. Outro dado mostrado pela pesquisa é que a maioria desses astros ainda desconhecidos deve ter uma estrutura pequena e rochosa – muito parecida com a da Terra, com chances de abrigar vida.
Arnaud Cassan
Segundo um dos autores da pesquisa, Arnaud Cassan, estrelas cercadas por um ou mais planetas são a regra e não a exceção. “Ou seja, quando olhar para as estrelas, imagine milhões e milhões de mundos escondidos entre elas”, conclui Cassan.
Mas, falando em exceções, enquanto há vários planetas orbitando a mesma estrela, recentemente foram descobertos alguns que orbitam dois sóis ao mesmo tempo.
Kepler-16
O primeiro, Kepler-16, foi logo chamado de “Tatooine” em referência ao planeta desértico onde Anakin Skywalker nasceu, que é iluminado por duas estrelas (em Star Wars). Desde então mais dois sistemas “circumbinários”, como acabaram batizados esses conjuntos, foram encontrados.
Fonte: http://livrespensadores.org/artigos/existem-160-bilhoes-de-planetas-alienigenas-na-via-lactea/?utm_source=twitterfeed&utm_medium=facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário