quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

A pergunta é ...

Eu sei, primeira postagem do ano, verdadeiro vagabundão mesmo. :-( 
oK, vamo lá, uma testemunha de Jeová (alias duas), me fez a mesma pergunta q mostra esse post e sei q muitos ateus escutam essa mesma pergunta.




Essa pergunta (e suas variantes) é uma das mais comuns feitas por leigos em evolução, principalmente por criacionistas cristãos. A pergunta parece fazer sentido para quem pensa que os humanos são o pináculo da evolução, mas não para biólogos ou alguém com mais conhecimento sobre o assunto.

É o equivalente a perguntar “Por que as bananas não evoluem para maçãs?”.

Ocorre que os seres humanos não evoluíram de macacos, orangotangos, gorilas ou chimpanzés. 

Todas os humanos, gorilas, símios, orangotangos são espécies modernas que seguiram diferentes caminhos evolutivos, se ramificando através do processo conhecido por CLADOGÊNESE, porém compartilhando um ancestral comum no passado remoto. A ideia de que macacos deveriam virar humanos é pretensiosa e está enraizada no conceito fundamentalmente errado de que a evolução tem um objetivo. A evolução maximiza a reprodutividade, as chances de sobrevivência, não uma caraterística específica como a inteligência. Os símios pelo mundo ainda existem porque seu ambiente propicia o sucesso reprodutivo de indivíduos com material genético diferente do nosso. Detalhe: somos mais aparentados aos chimpanzés do que estes aos gorilas.

Em resumo, a evolução é um processo contínuo de tentativa e erro, do qual os primatas modernos (incluindo os humanos) ainda fazem parte — assim como as bananas e as maçãs — mas cada um está sujeito às pressões do seu ambiente natural e social próprios, e são estas pressões trabalhando sobre as mutações que fazem a diferença na evolução.

Lembrando que o processo evolutivo costuma ser imperceptível aos olhos humanos, pois acontece a longo prazo em animais de grande porte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário