quarta-feira, 6 de julho de 2011

O problema de citar Levíticos contra qualquer coisa.

A bíblia como ela é: Pentateuco


Levíticos é um livro do pentateuco e tem sua história se passando aproximadamente 1400 a.C, mas, lembrando que não foi escrito nessa época.

Sua tradição oral traz enraizada muito do código de Hamurabi, como podemos ver em (Levíticos 24:19-20): “Se alguém machucar seu próximo, como ele fez, assim será feito: quebradura por quebradura, olho por olho, dente por dente; como ele tiver desfigurado algum homem, assim lhe será feito” e (Êxodo 21: 24): "olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé,(...)".

Hoje em dia, os livros do pentateuco são utilizados como palavra de deus para condenar o homossexualismo, as tatuagens Levítico 19:28): “Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor”, porém, pela leitura clara do versículos do contexto, nota-se que não é recomendável dar golpes na carne nem fazer tatuagem pelos mortos. Independente da interpretação e do que fazem com ela, não é um livro que deve ser seguido por ninguém, muito menos servir de referência {a um estado laico, que é o que as bancadas religiosas vem fazendo.

Não obstante, algumas religiões se apegam à alguns preceitos do Pentateuco e dizem viver a verdadeira religião, como é o caso dos adventistas, que guardam o sábado e não comem carne de porco, por exemplo. Porém, não apedrejam o filho teimoso (Deuteronômio 21:18-21): "Se você tiver um filho teimoso e rebelde, então você e os outros homens de seu bairro o apedrejarão até que ele morra".

Claro que já debati amplamente isso com amigos teístas e amigos pastores. O que sempre ouço é: "mas isso são legislações de um povo que vivia a idade do bronze, povo nômade e que vivia no deserto sob uma legislação teocrática para que a ordem se mantivesse".  Com o que concordo. Todo texto deve ser lido com um olhar de exegese, até mesmo os seculares (o que se dirá dos religiosos). Se entendermos que as narrativas são verdadeiras, deve-se levar em consideração a corência com os costumes da época, tanto quanto não devemos julgar os espartanos que sacrificavam as crianças com deficiência. Era o costume e o entendimento de um povo.

Mas, logo após ouvir calmamente essa explicação, eu retruco: Então, porque, ainda hoje, para justificar o pecado do homossexualismo e das tatuagens vocês utilizam o mesmo livro que trazia códigos de conduta de época? Não é conveniente pegar uma parte e dizer válida e a outra invalidar? A conveniência impera na hora de interpretar seus livros sagrados. O que me favorece, é verdadeiro, o que não favorece, é metafórico ou questão de exegética.

Outrossim,  questiono se essas eram as leis de deus, porque não se segue hoje em dia? deus mudou de opinião? Teria ele vivido uma crise existencial, de onde partiu de arquiteto do universo, para um deus justo que expulsou suas criações do paraíso. Tornou-se um deus arrependido (Gn 6:6) e mandou o dilúvio. Um deus de guerra que mandava passar a fio de espada mulheres e crianças (Js 6) e, para resumir, o deus de amor pregado pela seita cristã no início da Era Comum. Afinal, é um deus só ou ele é multipolar?

Segue uma história da qual desconheço a veracidade, porém, é pertinente.
--




Laura Schlessinger é uma personalidade do rádio americano que distribui conselhos aos ouvintes que telefonam para o seu show. Recentemente ela disse que, de acordo com Levíticos 18:22, a homossexualidade é uma abominação e não pode ser perdoada em circunstância alguma. O texto abaixo é uma carta aberta à doutora Laura, escrita por um cidadão americano e também disponibilizada na Internet.

"Cara Dra. Laura:

Obrigado por ter feito tanto para educar as pessoas no que diz respeito à Lei de Deus. Eu tenho aprendido muito com seu show, e tento compartilhar o conhecimento com tantas pessoas quantas posso. Quando alguém tenta defender o homossexualismo, por exemplo, eu simplesmente o lembro que Levíticos 18:22 claramente afirma que isso é uma abominação. Fim do debate. Mas eu preciso de sua ajuda, entretanto, no que diz respeito a algumas leis específicas e como segui-las:

a) Quando eu queimo um touro no altar como sacrifício, eu sei que isso cria um odor agradável para o Senhor (Levíticos 1:9). O problema são os meus vizinhos. Eles reclamam que o odor não é agradável para eles. Devo matá-los por heresia ?

b) Eu gostaria de vender minha filha como escrava, como é permitido em Êxodo 21:7. Na época atual, qual você acha que seria um preço justo por ela?

c) Eu sei que não é permitido ter contato com uma mulher enquanto ela está em seu período de impureza menstrual (Levíticos 15:19- 24). O problema é: como eu digo isso a ela? Eu tenho tentado, mas a maioria das mulheres toma isso como ofensa.

d) Levíticos 25:44 afirma que eu posso possuir escravos, tanto homens quanto mulheres, se eles forem comprados de nações vizinhas. Um amigo meu diz que isso se aplica a mexicanos, mas não a canadenses. Você pode esclarecer isso? Por que eu não posso possuir canadenses?

e) Eu tenho um vizinho que insiste em trabalhar aos sábados. Êxodo 35:2 claramente afirma que ele deve ser morto. Eu sou moralmente obrigado a matá-lo eu mesmo?

f) Um amigo meu acha que mesmo que comer moluscos seja uma abominação (Levíticos 11:10), é uma abominação menor que a homossexualidade. Eu não concordo.Você pode esclarecer esse ponto ?

g) Levíticos 21:20 afirma que eu não posso me aproximar do altar de Deus se eu tiver algum defeito na visão. Eu admito que uso óculos para ler. A minha visão tem mesmo que ser 100%, ou pode-se dar um jeitinho?

h) A maioria dos meus amigos homens aparam a barba, inclusive o cabelo das têmporas, mesmo que isso seja expressamente proibido em Levíticos 19:27. Como eles devem morrer?

i) Eu sei que tocar a pele de um porco morto me faz impuro (Levíticos 11:6-8), mas eu posso jogar futebol americano se usar luvas? (as bolas de futebol americano são feitas com pele de porco).

j) Meu tio tem uma fazenda. Ele viola Levíticos 19:19 plantando dois tipos diferentes de vegetais no mesmo campo. Sua esposa também viola Levíticos 19:19, porque usa roupas feitas de dois tipos diferentes de tecido (algodão e poliester). Ele também tende a xingar e blasfemar muito. É realmente necessário que eu chame toda a cidade para apedrejá-los (Levíticos 24:10-16)? Nós não poderíamos simplesmente queimá-los em uma cerimônia privada, como deve ser feito com as pessoas que mantêm relações sexuais com seus sogros (Levíticos 20:14)?

Eu sei que você estudou essas coisas a fundo, então estou confiante que possa ajudar. Obrigado novamente por nos lembrar que a palavra de Deus é eterna e imutável.

Seu discípulo."

Há um episódio de West Wing (seriado americano) que traz um texto similar. Quem copiou de quem, eu não sei.


Nenhum comentário:

Postar um comentário