terça-feira, 22 de março de 2011

Saiba o significado de cada estrela da bandeira do Brasil.

SONELISE CIZOTO

A primeira bandeira republicana era muito parecida com a dos Estados Unidos, só que tinha listras verdes e amarelas e não vermelhas e brancas.

Como os militares não queriam que o povo ligasse o governo americano ao brasileiro, em 19 de novembro de 1889 ela foi substituída pela bandeira atual. O dia ficou conhecido como Dia da Bandeira.

Cada estrela da nossa bandeira corresponde a um Estado do Brasil. Com o passar do tempo, novos Estados foram sendo criados e outros extintos. Daí veio a polêmica, a dúvida se as estrelas da bandeira deveriam ser alteradas.

Apenas em 1992 (mais de cem anos depois de ter sido criada), uma lei estabeleceu que sempre que houver qualquer mudança nos Estados do Brasil, a bandeira deverá ser atualizada. Novos Estados serão representados por novas estrelas, e os Estados extintos terão suas estrelas retiradas.

Hoje, a bandeira brasileira tem 26 Estados e o Distrito Federal.



A esfera azul com estrelas na bandeira brasileira deveria representar o céu do Rio de Janeiro -que era capital do Brasil- na data da Proclamação da República (15 de novembro de 1889). Isso gerou muita discussão, pois as pessoas não viam o céu como o que aparecia na bandeira já que as estrelas foram representadas como se estivessem sendo vistas de outro ponto do Universo.

Sonelise Cizoto é pedagoga e professora do Ensino Fundamental.


3 comentários: